terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Era uma vez....



Salve salve!! Criaturas estranhas amigas!! Bem vindos novamente pobres desocupados!! Peguem suas canequinhas de leite morno e sentem-se confortávelmente!!

Há cerca de 4,8 bilhões de anos atrás, em torno de uma incandescente estrela amarela, surgiu um planetinha vermelho insignificannte. Há 3,8 bilhões de anos, esse planetinha vermelho desenvolveu uma crosta e há 20 milhões de anos se tornou azul-esverdedado, ainda insignificante. Ali, desabrochou-se e desenvoluveu-se a vida. Formas de vida extraordinárias sairam do oceano (algumas preferiram ficar na água mesmo) e abriram seu caminho na árdue trilha da evolução, fosse na terra, nas águas ou nos céus, e, coexistindo entre si, essas vidas se equilibravam num pacifico balanço natural nesse pequeno espaço que chamamos de mundo.

Tempos depois, cerca de 5 milhões de anos, um grupo de primatas, que estava sem NADA para fazer, resolveu descer das suas árvores e estragar toda a brincadeira. Arrogantes, egoístas e ambiciosos, esses macacos começaram com a irritante mania de achar que todo aquele espaço, fosse seco ou molhado, tinha sido criado para seu próprio benefício. Eles aprenderam a andar em apenas duas patas, e ficaram tão orgulhosos que eles mesmos não sabiam qual era a graaaande vantagem daquilo. Eles conseguiram manter viva uma tocha de chamas (proveniente de um raio) e se acharam no direito de dizer que descobriram o fogo.

Esses macacos estavam tão orgulhosos de seus próprios humbigos que até invetaram um nome para o orifício que uma vez fora o elo alimentar deles com suas mães gestantes (e mais tarde inventariam piercings para enfeitá-los). Eles não teriam que respeitar equilíbrio nenhum, eles agora eram os juízes, e poderiam construir ou dstruir o que bem entendessem, pois eram criaturas imagem-semelhança de Deus (será que Deus lembra mais o Brad Pitt ou o Tiririca??..der..), e os outros animais tinham sido criados simplesmente para serem usados por eles, fossem para encher seus estômagos, para vesti-los (eles se orgulhavam de terem ficado pelados também) ou para serem adotados a força quando os macacos se sentiam solitários (seres humanos são estranhos).

Esses macacos não queriam mais pensar neles como animais..não..agora eles eram algo mais..precisavam de um nome para se sentirem ainda mais especiais...civilização..hummmm...parece importante, soa muito bem não?. Nessas chamadas civilizações, eles criariam regras para que eles mesmos quebrassem ( por falar nisso, alguém me explica como as placas de "proibido pisar na grama" foram colocadas no meio do gramado?).

Poder!! Eles se mutiplicaram tanto, que o espaço pras outras coisas e criaturas foi simplesmente tomado. Mas o que era para ser comunidade se tornou competição, pois os pobres macacos não podiam nem comer sem que tivessem que brigar por aquele prato. Eles não calcularam muito bem as coisas acho, era tudo meio mal destribuido, pois muitos queriam emagrecer sabe?(até mesmo enquanto dormiam) mas a maioria passava fome.

Os macacos criaram pedaços de papel coloridos com fotos de outros macacos mortos para realizarem trocas entre si e, principalmente, justificarem todos os seus atos medirem sua noção de felicidade e poder com os outros macacos. Eles tinham grande dificuldade em perseguir essa tal de felicidade. Acho que era por que eles acreditavam que ela era baseada em conseguir aquilo que queriam, mas eles sempre queriam mais do que conseguiam, além de um outro fato crucial, esses macacos não se gostavam muito uns dos outros.

Diferentes dos outros animais, esses macacos sempre arranjavam pretextos para se explodirem (muitas vezes era o papel colorido) entre si, se apedrejarem, espencarem, ou jogarem aviões nas torres dos outros macacos, pricipalmente dos macacos que eles julgavam ser diferentes. Parece que esses macacos se assutavam com coisas diferentes, e como qualquer animal assutado, eles avançavam e atacavam o que é assustador. Como eles não gostavam muito de diferenças, esses macacos adoravam se fechar em grupos menores por algum motivo determinado e repudiar os que pensavam diferente (quem acreditava no melhor deus, ou torcia pro melhor time de macacos que chutavam uma esfera, ou que tinham as mesmas cores de pele..enfim..chegavam até a matar os outros macacos) , o que era muito confortável e seguro.

Isso porque eles eram solitários, tão solitários que preferiam, as vezes, viver outras vidas. Através da vida de macacos célebres, computadores, ou assistindo a um bando de macacos presos numa casa com câmeras ligadas 24 horas por dia. Eles inventavam produtos inúteis para fazer com que os outros macacos comprassem, para que conseguissem mais papéis coloridos, para poderem invetar mais produtos inúteis, para fazerem mais macacos comprarem (eles não tinham muito o que fazer com os tais papéis coloridos). Eles assitiam a noticiários e novelas (um bando de macacos fingiam ser outros macacos na frente de câmeras de tv, vivendo vidas que simplesmente não existiam, para que outros macacos se entreterem e se identificarem com problemas criados pelos próprios macacos..ufa..). Eles queriam ser astros do rock.

Eles pregariam em madeira qualquer um que tentasse pelo menos sugerir mudanças em seu estilo de vida egoísta (até mesmo o Deus deles). Eles só queriam se sentir especiais. Eles construiram arranha-céus e maquinas voadoras, e até foram parar na lua mas no fim eram apenas macacos..esqueceram e negaram sua origem, e queimaram vivo quem ousasse lembrá-los disso, mas eram macacos... macacos espertos (pelo menos alguns deles eram), mas ainda sim nada mais que macacos...

...macacos que destruiram o planetinha azul-esverdado insignificante que ficava em torno da estrela amarela incandescente...